15 de janeiro de 2010

Técnica do contraponto

Depois de inúmeras diarreias, febres, dores de cabeça e no corpo, resolvi voltar a escrever alguma coisa. Nada de muito interessante, pois foram dias de alienação total: televisão, programas esportivos, deitado ou no banheiro. Nem as Memórias de minhas putas tristes acabei lendo. Assim, acabei não nutrindo muito minha mente com o que pudesse dissertar.
Na área de Letras, na construção de narrativas ou até no processo argumentativo, existe a tal técnica do contraponto. Nas narrativas, é a observação de um quadro sobre o olhar do outro, daquele que não necessariamente conta o enredo; na argumentação, é aquilo que mostra o outro lado de uma questão ou vai contra a primeira ideia apresentada. Hoje, postarei pra vocês um texto que vai contra um meu já publicado, sobre o filme Avatar. Assino a newsletter da Revista Bula, que trata sobre literatura, lá de Curitiba. Houve uma certa destruição do filme, contudo é algo que pode ser lido.
Caso meus alunos ainda estejam lendo esse blog, peço que leiam o próximo post e os meus nos quais falei sobre o filme. Já vão pensando numa dissertação, pois posso pedir logo no reinício das aulas...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário