29 de março de 2010

Docência superior

Cativo há anos a vontade de lecionar no Ensino Superior. Não é uma instituição, mas uma institucionalização: desejo que gostaria de ver realizado dentro de pouco tempo. Depois do Mestrado, pouco pude fazer para avançar nesse objetivo, afinal, havia muito trabalho e outras atividades paralelas. Eis que agora essa possibilidade tende a se realizar. Quem sabe em breve.
A especialização na FAPA anda me abrindo uns caminhos muito interessantes. Além de estar gostando muito, há uns e-mails que recebemos que parecem trazer esperanças ainda maiores sobre esse desejo escancarado. Num desses, enviado pela Prof. Maria Luci, animei-me a responder sobre a possibilidade de fazer um curso de extensão para a instituição. Ela respondeu afirmativamente e pediu para que eu falasse com a diretora do curso. Falei, mas ainda não pude me encontrar com ela. Pediu que eu fosse à sala da direção na quarta-feira. Nesse dia, é possível que eu tenha uma resposta sobre o que posso fazer. Ou não fazer nada, de repente.
Sei que posso lecionar alguns cursos dentro da área de Literatura. Aventura mítica, processo de socialização da criança na literatura, literatura social, revisão do herói: da antiguidade aos dias de hoje, entre outros. Falaria mais alguns, mas acho temerário largar muitas informações antes da realização da entrevista. Já pensou se alguém pega minha ideia e se manda a falar com a mulher antes que eu? O mundo dos vivos também serve nesse recinto...
De qualquer maneira, lecionar num novo âmbito é extremamente motivante. Buscar essa realização não impede que façamos o que já realizamos no Ensino Médio, mas certamente servirá de embasamento para as realizações em nível superior. Afinal, quem garante que pra sempre estaremos no mesmo lugar, vivendo os mesmos momentos? É sempre preciso pensar adiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário