9 de março de 2010

Memorial

Finalmente, uma aula. Comecei o ano letivo. A super disciplina de Pesquisa em Educação me faz mais uma vez aluno de Ciências Sociais = na verdade, mais de Pedagogia do que qualquer outra coisa, levando em consideração que desde a primeira metade do ano passado não tenho aulas no Campus do Vale. Como não podia deixar de ser diferente, a disciplina apresentou uma peripécia.
O professor Marcelo Foohs pediu para que nos apresentássemos. Nome, curso, semestre e se já frequentou a disciplina de Estatística. Ainda não a fiz, mas pretendo. Apesar de ser ruim em Matemática, é obrigatória e não teria escapatória mesmo. Azar. O pessoal começou a se apresentar: gente da licenciatura em Psicologia, muitos de Sociais, alguns de Química e Educação Física, além de uma senhora que não disse qual era o curso. Lucas, 3º semestre de Ciências Sociais e ainda não fiz Estatística. Assim foram todos. Quando chegou na mencionada senhora, veio o inusitado: a mulher esbravejou, xingou Deus e os céus, tudo por conta de que talvez a disciplina prescindisse de Estatística. A velha surtou. Cheguei a pensar em chamar a Bibiana pra resgatá-la, mas depois arrefeceu. O professor tentava justificar os motivos do uso da pesquisa, mas ela já havia se transformado numa onça. Onça velha, claro. Enfim, ele conseguiu por os pingos nos is e ela sossegou. Nada como um primeiro dia de aula!
O mais interessante veio adiante: uma das três avaliações da disciplina é um memorial, um narrativa em que tu contas tua trajetória no semestre, refletindo sobre o mesmo. Até aí tranquilo. Só não foi assim porque teve um colega que perguntou três vezes como se fazia. Três vezes. E eu ainda me perguntando como meus alunos não entram em totalidade lá... Apesar disso, o memorial é mais ou menos o que temos feito nesse blog: refletir um pouquinho sobre as coisas que acontecem no dia a dia, na escola, nos estudos, nos livros, no cinema. Acho inclusive que vou mudar o nome do blog para Memorial do Professor Lucas. Bonito, né? Não? Tem razão, também não gostei. Mas a ideia é a mesma.
Quando fui para o Campus do Vale me matricular no doutorado em Letras, pelo menos por lá não houve nada demais. A não ser a barra da minha calça que virou um caldo só. De qualquer forma, consegui me matricular na disciplina desejada, apesar de a secretária ter me dito que aquela era uma disciplina obrigatória e que normalmente não aceitavam alunos especiais. Não, não são deficientes, mas aqueles que não têm vínculo direto com o curso, obtido por concurso. O que interessa é que quarta-feira se iniciam os trabalhos por lá. Felizmente, na Letras.

Um comentário:

  1. gostei muito do seu blog
    ''Acho inclusive que vou mudar o nome do blog para Memorial do Professor Lucas. Bonito, né? Não? Tem razão, também não gostei. Mas a ideia é a mesma.''
    nessa parte eu ri muito uashsausahusahsauhsauhasuhsa, sem senso de humor é louvável.

    te espero no meu blog: http://funjovem.blogspot.com
    aa e te segui tmb :D

    ResponderExcluir