1 de março de 2010

Turno integral

Desde ontem, o jornal Zero Hora publica reportagens sobre as vantagens do turno integral nas redes escolares. Escolas que mantivessem seus alunos em seu ambiente durante a manhã e a tarde trariam resultados mais eficientes para educadores e educandos, afinal, manteriam o estudo durante o dia e à noite poderiam desfrutar de suas casas ou em companhia de seus amigos e namorados.
Sempre fui favorável à educação em tempo integral, para todos os níveis. Se até o ensino superior pode - vide as grades curriculares que a UFRGS oferece -, por que a educação básica também não poderia? Durante a manhã, o educando receberia a aula formal, como ele a tem hoje: disciplinas a cada 50 minutos. Haveria o intervalo normal e uma pausa às 12h. Com isso, o almoço, oferecido pela escola. Lá pelas 13h30, retomar-se-iam as atividades: disciplinas que hoje não pertencem às grades, como Psicologia, Política, Música, Educação Sexual, períodos de reforço escolar, atividades físicas por esportes diferentes. Há muito o que poderia ser agregado aos modelos de ensino. Então, por volta das 17h30, fechar-se-ia o dia e no seguinte os alunos retornariam.
As vantagens desse sistema existem? Não é apenas uma forma de manter certas cabecinhas ocas ocupadas durante o dia? Forma apenas de cansá-los? Com certeza, haveria uma reconfiguração na estrutura do educando: no futuro, possivelmente ele trabalhará oito horas diárias, o mesmo que ele poderia ter na escola. Alguém dirá: "mas ainda são crianças ou adolescentes e devem aproveitar enquanto podem". Concordo, mas acho inclusive que isso poderia ocorrer na escola, seja com atividades de recreação, de ajuda mútua ou com um mero papo. Ninguém quererá na escola apenas pessoas com a cabeça baixa, estudando. Assim, minimizariam os riscos de se manterem na rua ou sem atividades em casa, o que na nossa sociedade já acarretou em diversos problemas, como depressões, envolvimento com drogas, "vagabundagem" ou coisas afins. Naturalmente que isso não acontece nem acontecerá com todos, contudo diminuir esses riscos facilita a vida tanto de pais quanto de alunos.
Por bem da verdade, esse assunto traz muitas ideias, teorias e consequências. Buscar informações sobre o turno integral seria útil para todos, pois a escola é o principal meio de convívio dessa gurizada. Fora da escola, nem os educadores nem os pais sabem precisamente quem são os seres com os quais eles se relacionam. O turno integral pode trazer benefícios intelectuais, psicológicos e sociais quando bem aplicados. Pensar sobre isso pode garantir um bom futuro a diversos filhos espalhados por aí.

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