23 de fevereiro de 2010

Reestreia

Hoje ainda não me saiu da cabeça uma música do Dragonfly, Angeles de una sola ala. É uma das músicas que passam na apresentação do vídeo das disciplinas de Português e Literatura que preparei para a gurizada da escola e pros seus pais. É o reinício das atividades escolares em pauta.
Depois de bem aproveitados 55 dias de folga, as aulas recomeçaram hoje. Um pouco de ansiedade, confesso, que sempre me deixa com uma leve dor de barriga - derivada da gloriosa gastrointeroculite que me persegue -, mas com vontade de trabalhar, como de costume. Mesmo sem o Rosário esse ano, a expectativa é de grandes atividades, dotadas de bastante aprendizado, seja por parte deles e pela minha também, afinal, o conhecimento é construído de forma conjunta, não unilateralmente. De volta ao centro de tudo.
Quando entrei na 301, me perguntaram qual era a expectativa para a turma deles. Realmente é uma boa expectativa, pois acho que lá tem valores que podem ser cristalizados de um jeito que saiam da escola com conhecimento universal. Ou seja, não apenas aquilo que se media em sala de aula, mas o quanto se cresce nas relações interpessoais e na realização de cada um. Depois fiquei pensando: "justamente pro terceiro ano eu disse aquilo..." - Aparentemente, nenhum problema; contudo, se aprofundarmos um pouquinho a questão, relembraremos que é difícil uma turma de terceiro ano não ter dificuldades, tendo em vista que o último ano é tido como o que não reprova e coisas do gênero. Sabemos que isso não é verdade, rodam sim, só devem estar preparados: terminar a escola não é uma simples caminhada, mas um desviar de percalços ao ponto de chegar ao objetivo traçado. Espero que se deem conta disso.
No mais, aguarda-se turmas muito boas. A antagonia entre o silêncio da 102 e o falatório da 201 - tal como a inversão numérica - marca a diferenciação de cada estilo. Tomara que as adaptações não demorem e consigamos realizar um bom ano de estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário