17 de abril de 2010

Pausa para o café

Antigamente, noutra época em que eu escutava o Sala de Redação, o Ruy chamava os comerciais dizendo o seguinte: "vamos para a pausa do café Haiti" - e começavam a cantarolar aquela chamada: "Haiti, Haiti, Haitiii... Tá fazendo na cozinha, tá cheirando aqui!". O cafezinho é um atrativo para o pensamento. É a pausa para a reflexão. Ou para o ócio. Um tempo de silêncio, de reflexão.
Há momentos na nossa vida que deveriam ser como a pausa para o café. Os problemas do cotidiano, íntimo ou explícito; o trabalho, a vida; o homem e suas funções biológicas, seus traumas e suas soluções. Tudo deveria ter uma pausa para o café. Que corpo não se salvaria se não parasse de bombear maus elementos pelo mesmo? Que rtabalho não seria mais rentável se não tivesse algumas pausas? Que amor não duraria mais se não houvesse um cafezinho? Intrinsecamente, os valores poderiam ser diferentes. Até o monetário: com mais pausas, mais cafés sairiam; logo, mais barato ficaria. E refletiríamos e beberíamos café, constantemente.
O sabor amargo pode confundir um pouco. Não seria apenas o "lado negro" falando enquanto bebemos? Falácia: por ser escuro e não enxergarmos no fundo é que nos faz pensar. O que há no fundo da xícara? O que há no reflexo que vejo? O que há em mim realmente? Seria eu tão escuro e nebuloso quanto o líquido? Justificaria minha presença no reflexo por ser alguém - e isso me faria bem, no mínimo. Aprofundando esse pensamento, poderia presentificar-me no café não como um mero reflexo, mas como o próprio: amargo, mas que ninguém dispensa. Egocêntrico. Não, porém, inverossímil.
A pausa do café nos ajudaria bastante. Não é impossível que um curto espaço de tempo não nos faça transpor mais do que nossa imaginação determina: há muito o que descobrir dentro de nós mesmos, dentro de xícaras ou nos pingos derramados do café. É hora de pensar. É hora de beber café. Pode chamar novamente, professor!

2 comentários:

  1. A "pausa para o café" não torna as coisas mais fáceis, mas com certeza são melhor absorvidas, melhor processadas.

    ResponderExcluir
  2. A pausa deve existir, se não estamos fazendo outra pessoa de idiota, esperando... ;)

    ResponderExcluir