4 de abril de 2010

Leituras obrigatórias 2010

A UFRGS sempre me traz mais trabalho do que poderia. Por um lado, é bastante útil que isso ocorra, levando em consideração que nos atualizamos com seus novos pedidos; por outro, a trabalheira já é tanta e ainda temos que nos preocupar em ler por obrigação.
Peguei a lista que primeiramente a Desirée me conseguiu, depois conferi tudo no site. Até porque tinha que ver quanto custava cada obra. O pagador de promessas. Dias Gomes. Nem lembrava mais desse livro. As poucas lembranças que tenho se referem à série que a Globo veiculou há uns cem anos. Tenho uma versão em vídeo que passarei para a gurizada, mas em preto e branco. Bem novinho. Além dessa obra, surgiram outras curiosas: Feliz ano novo, do Rubem Fonseca, eu li no colégio. Era um livro bem bom, pros meus juvenis olhos. Teria de relê-lo ou buscar informações sobre o mesmo. Rubem Fonseca sempre teve um linguajar chulo, mas totalmente apropriado às cercanias sociais que abordava. Leitura boa, mas pesada. Tem um cara que está de volta à ativa: Guimarães Rosa. Depois de Primeiras histórias, agora é a vez de Manuelzão e Miguilim, contudo apenas dois contos. De qualquer forma, Guimarães Rosa é fabuloso, excelente, só que com a linguagem difícil, por vezes distante da realidade da gurizada. Acho até que os contos selecionados não são tão complicados assim, mas teria de relê-los também - Prof. Suzi nos fez ler no terceiro ano, no Sévigné. Por fim, o único que realmente não conheço, vencedor de um Jabuti há pouco: O filho eterno, do Cristóvão Tezza. Procurarei mais informações pra poder abordá-lo corretamente.
O grande problema que é causado, além da trabalheira desnecessária, é o acesso aos livros. Todos caros. Não se paga menos de R$ 30 na maioria. Um só é mais barato, o do Dias Gomes. O dos outros é difícil. Pena que eles não enviam essas obras pros professores reverem suas situações para realmente utilizar como leitura obrigatória, propriamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário