10 de abril de 2010

Avanços a nível acadêmico

Como comentei no texto anterior, alunos meus apresentaram trabalhos sobre literatura e mais alguma coisa. Isso no caso do 2º ano, já que o primeiro apresentou sobre Literatura e Cinema e o terceiro apresentará nessa semana sobre Literatura Africana. De qualquer forma, alguns trabalhos foram tão bem elaborados que me deixaram realmente extasiado.
Dois, em particular, pela montagem e pela amostra, foram muito interessantes; outros pela temática e pelo quanto há para aprofundar o tema. Ideias como as expostas sobre Literatura e Animê/Mangá foram certamente profundas e passíveis de apresentação em nível de graduação. Claro que não houve a possibilidade de aprofundar sobre todos os desenhos selecionados, mas algumas coisas me chamaram a atenção: as representações orientais para Alice no país das maravilhas, Hamlet e sobre a história de Jack, o estripador - que, aliás, se relaciona com a história do Canibais, tendo em vista que Charles Darwin deu seu parecer sobre a condição desse imigrante alemão e o comparou ao famoso serial killer inglês. As questões de intertextualidade que envolvem os segmentos não demonstram uma mera reprodução dos clássicos textos, mas uma releitura ambientada através da cultura local.
Outro trabalho de muito interesse foi de uma dupla que falou sobre Literatura e Heavy Metal, pegando particularmente a banda americana Iced Earth. Já conhecia bandas que contavam histórias em seus álbuns, mas essa selecionada pelos guris traz músicas que releem biografias de personagens famosos em nosso imaginário, como o Lobisomem, o Drácula e até o Spawn, bastante famoso nos quadrinhos dos anos 90. Através de sua visão, a banda relança o olhar sobre tais personagens, a fim de identificá-los aos interlocutores como seres que ambientam mais do que o espaço literário, mas o musical também.
E por que isso ocorre? Entra em acordo com o que fora dito no post abaixo: o imaginário da adolescência exige conhecer até o irreconhecível. Buscar mais e reler espaços faz parte da mística do descobrimento. A constância da revisão faz parte da tentativa de conhecer o obscuro, o que não se terá frente à frente - a não ser por um surto ou por visões suspeitas. O imaginário corre solto, e só ele pode trazer as respostas desejadas.
Além desses, sobre Literatura e Adolescência - que é um campo muito vasto, cheio de questões psicopedagógicas, além das sócio-econômicas -, Literatura e Balé - pegando a questão da ópera e da narrativa sem falas -, Literatura e minisséries - uma das mais populares formas de transição entre texto e mídia -, Literatura e Internet - principal foco de publicação e dificuldades de mantenimento de autoria atuais, além do reaproveitamento de Dante Alighieri em inúmeras formas de construção. A gurizada foi realmente muito feliz nas escolhas e se saíram super bem! Parabéns!


Um comentário:

  1. é isso ai sor, evoluindo de acordo com seus ensinamentos, um dia chegaremos ao nível necessário para as nossas competências e responsabilidades futuras! Valeu!

    ResponderExcluir