9 de maio de 2010

Blogueiros

Comecei hoje a analisar os textos de meus gloriosos alunos em seus blogs. A proposta de redação fora de criar uma biografia para algum personagem da obra A canção dos nibelungos, o texto medieval de minha dissertação de mestrado. Até agora, fechei a análise de uma turma. Entre bons e maus resultados, o que realmente me interessou foi a criatividade de alguns seres.
Desde passagens que relatam sobre seres eternos, relacionamentos trágicos, até a miscigenação entre a obra e o texto do autor foram possíves de se observar. A interrelação com a atualidade não passou batida no que a gurizada escreveu, tendo em vista que qualquer ideia que escrevessem seria embasada no mundo real. Uma das coisas mais interessantes de serem observadas foi como alguns conseguiram chegar a um detalhamento tal para explicitar cada passo da personagem que mais pareciam autores já consagrados. Curioso isso: ao mesmo tempo que reclamam por escrever, conseguem exposições realmente boas para pessoas de 14 ou 15 anos.
Passos para que essa gurizada se torne escritora são muito a serem dados. De qualquer forma, nunca descobriremos se realmente podem chegar adiante se não facilitarmos esse processo. Tanto as propostas mais narrativas quanto o blog como canal para publicação se tornam mais atraentes, pois não será apenas o crivo do professor que fará com que essa pessoa escreva ou fique na sua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário